Cabaret Voltaire

Hugo_ball_karawane Selbst eingescannt am 21.2....

Cabaret Voltaire é um clube noturno, criado em 5 de Fevereiro de 1916, em Zurique (Suíça), dirigido pelo filósofo, poeta e romancista Hugo Ball, e pela sua companheira, a cantora e poeta Emmy Hennings, e com ele surge também, oficialmente, o Dadaísmo, uma vanguarda modernista. O grupo fundador desse movimento ficou conhecido pelo nome do clube.

Esse espaço dava aos artistas as condições para a liberdade artística, e para a experimentação. Formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão, liderados por Tristan Tzara e Hans Arp.

Cabaret Voltaire também foi o nome da revista criada pelo grupo dadaísta de Zurique, a partir de maio de 1916, em línguas alemã e francesa.

Embora o Cabaret tenha sido o berço do movimento dadaísta, também contou com artistas de todos os setores de vanguarda, incluindo o futurismo de Marinetti.

Marcel Duchamp, na América, continuou o dadaísmo  europeu com muito humor e com a proposta de dessacralizar a obra de arte, trouxe objetos do cotidiano para as exposições. Criou um alter ego feminino, Rose Sélavy, e travestia-se em apresentações nas ruas de Nova Iorque.

Rose Sélavy (Marcel Duchamp). 1921. Photograph...

Deutsch: Hugo Balls Auftritt im Cabaret Voltai...

Photograph of Marcel Duchamp's

Em seus desdobramentos mais recentes, encontramos na música industrial uma mescla de futurismo (porém sem o mesmo otimismo em relação ao progresso do movimento inicial) com dadaísmo no conjunto Cabaret Voltaire uma banda britânica da década de 1980,  as encenações teatrais em suas performances seguem a proposta Dada.

Cabaret Voltaire (band)

Cabaret Voltaire (band) (Photo credit: Wikipedia)


Seu comentário será muito bem-vindo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: